Ano de 2013

Dezembro:
28. Informamos aos Caros Amigos sobre a publicação da revista "POLONICUS" editada pela Missão Católica Polonesa no Brasil. Vocês podem ler em baixo um fragmento do Editorial desta revista. Para ter acesso a este novo número do mencionado  periódico, clique aqui! Desejamos que Você tenha uma boa leitura!
 
"Na abertura do número duplo da nossa revista publicado neste ano, gostaria de pedir muitas desculpas aos nossos caros leitores porque, infelizmente, de acordo com as nossas premissas redacionais, não nos foi possível publicar dois números. A razão disso não é a falta de materiais para publicação, mas única e exclusivamente a falta de um suporte financeiro. No início deste ano contamos muito com o apoio financeiro de uma das organizações não governamentais na Polônia que tem entre os seus objetivos também a ajuda a iniciativas editoriais da comunidade polônica. Infelizmente, apesar de termos enviado o projeto editorial no ano passado, não recebemos nenhuma resposta. Este número duplo de Polonicus é publicado graças à compreensão e ao apoio financeiro concreto que foi concedido à nossa revista pelo Pe. Ryszard Głowacki SChr ─Superior Geral da Sociedade de Cristo. Nesta ocasião, em nome dos nossos leitores, bem como em meu próprio, expresso um agradecimento muito cordial ao meu Superior religioso da Polônia por ter saído ao encontro das nossas necessidades e enviado a importância necessária para cobrir os custos da edição deste número da revista.

A presente edição da revista é dedicada ao Pe. Benedito Grzymkowski SChr, que faleceu no dia 13 de fevereiro deste ano. Essa nossa dedicatória é uma expressão da gratidão da equipe redacional pelo apoio moral e espiritual que ele nos tem concedido no nosso trabalho editorial polônico. O desvelo por ele demonstrado pelos valores religiosos, morais e culturais durante o seu ministério no Brasil merece a memória e a gratidão...".

 
 
25. Feliz Natal para Voces Caros Amigos que nos visitam neste portal! Que CRISTO SENHOR Lhes conceda a sua PAZ!
 
 

17. Morreu de manha Edward KONDERA, ex-combatente polonês que durante II Guerra Mundial lutou pela independência da Polônia. RIP.

Visitam o Brasil os deputados poloneses do Parlamento Europeu: Slawomir NITRAS (Szczecin) e Piotr BORYS (Lubin). Ao meio dia foi servido almoço na Sociedade Polono-Brasileira Marechal Józef Pilsudski em Curitiba. A representação da comunidade polônica foi convidada pelo Consul Geral Sr. Marek Makowski para esta refeição oferecida aos ilustres deputados poloneses. 

 

14. Já esta a disposição dos nossos Visitantes o boletim editado em polonês "Echo Polonii Brazylijskiej". Este periódico é uma única edição em polonês no Brasil. Se quiser ler este periódico visite o portal: www.polska-misja.com.br

 

12. Tomou posse no cargo de reitor da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR) o Prof. Dr. Waldemiro Gremski, que era até então o pró-reitor de Pesquisa e Pós-Gradução dessa instituição de ensino superior. O Prof. Gremski substitui o reitor Clemente Ivo Juliatto, que exerceu esse cargo por quatro mandatos consecutivos, de 1998 a 2013. Ele é uma das figuras mais notáveis entre os intelectuais polônicos no Brasil, e a motivação das nossas felicitações se intensifica pela razão de o seu nome figurar entre os membros do Conselho Consultivo da revista Polonicus.  O reitr da Missao Católica Polonesa no Brasil participa, entre os convidados, nesta solene posse do Prof. Dr. Waldemiro Gremski.  Veja algumas fotos desta posse clicando aqui!                     

 
 
03. Durante uma sessão ordinária da Câmara Municipal de Curitiba, o seu presidente, Paulo Salamuni, pronunciou palavras de agradecimento e de felicitações diante do reitor da Missão Católica Polonesa no Brasil, o Pe. Dr. Zdzislaw Malczewski SChr, pela publicação, em português, do livro Mensageiro de ideais, dedicado à vida e à atividade do Pe. Benedito Grzymkowski SChr. Após o discurso do presidente da Câmara Municipal, Tito Zeglin, o vereador polônico dessa Câmara, entregou ao homenageado Pe. Zdzislaw um diploma com o seguinte conteúdo: “Câmara Municipal de Curitiba. A Câmara Municipal de Curitiba, Capital do Estado do Paraná, no uso de suas atribuições legais, homenageia, consignando na ata de seus trabalhos, por requerimento do Vereador Tito Zeglin, Votos de Louvor ao lançamento do livro Mensageiro de ideais, organizado por Zdzislaw Malczewski SChr, sobre a vida do Padre Benedito Grzymkowski SChr. Palácio Rio Branco, em 22 de outubro de 2013. (Assinados): Vereador Paulo Salamuni, Presidente da Câmara Municipal de Curitiba ─Vereador Tito Zeglin, 1º Vice-Presidente”.

O documento acima já é a terceira distinção concedida pela Câmara Municipal de Curitiba ao redator da revista Polonicus. Em 2010 ele recebeu o Prêmio Papa João Paulo II e, em 2011, a Medalha de Honra Fernando Amaro, pelo conjunto da sua atividade literária. Veja algumas fotos desta homenagem clicando aqui

 

01. No Parque João Paulo II, em Curitiba, realiza-se a representação natalina denominada Jasełka. Durante o domingo todo, o parque esteve repleto de polônicos e brasileiros que participaram desse evento, que demonstra as tradições, a cultura e a religiosidade polonesa. Houve diversas apresentações de grupos folclóricos, além das guloseimas da cozinha polonesa. A coroação de tudo foi a bela apresentação natalina executada pelo Grupo Folclórico Polonês do Paraná ─Wisła, de Curitiba. O Pe. Zdzislaw Malczewski SChr ─reitor da Missão Católica Polonesa no Brasil ─encerrou esse rico domingo cultural e religioso com uma alocução na qual agradeceu a todos pelo envolvimento na apresentação dessa nossa riqueza espiritual. Dirigiu palavras especiais de agradecimento ao Coral polônico João Paulo II, ao conjunto Wisła e à Sra. Danuta Lisicki de Abreu pelo devotamento e trabalho, que fazem do nosso parque polonês um foco especial da vitalidade, do colorido da música e da religiosidade polonesa. Concluiu a sua fala concedendo a todos a bênção e com os votos de uma boa vivência do Advento. Veja algumas fotos do Auto de Natal clicando aqui

 
 
 
Novembro:
13. Primaz da Polônia Dom Jozef Kowalczyk recebe homenagem na Câmara Municipal de Curitiba! Foi a iniciativa do nosso Querido Vereador Tito Zeglin! Foi um clima de seriedade e nobreza que os Distintos Vereadores manifestaram naquele momento. Parabens ao Sr. Tito!

A noite realizou-se a visita do Primaz da Polonia Dom Jozef Kowalczyk no interior do nosso Parana. Nesta vez foi na Colonia Tomas Coelho (Araucaria). Havia muita emocao no coração quando a gente tomava a consciência de que estava no meio da 5 e 6 geração dos imigrantes poloneses e toda a liturgia foi celebrada em polonês! Esses bons brasileiros não renunciaram a sua brasilidade mas enriqueceram-na com sua polaridade. Isto e lindo no sentido cultural, espiritual neste Pais chamado BRASIL! Parabens ao Revmo Pe. Dr. Andre Marmilicz, CM e sua Comunidade hospitaleira!!!! Muito obrigado aos Estimados Padres da Congregacao da Missao pelo trabalho junto aos imigrantes e seus descendentes! Gratidao pela presença e oracao junto com nosso Protetor Espiritual la na Comunidade de Tomas Coelho!!

 

10. Na Paroquia Sao Joao Batista em Curitiba (bairro Tingui): um acontecimento histórico: dois Arcebispos Metropolitanos: Dom Moacyr Vitti de Curitiba e Dom Jozef Kowalczyk - Primaz da Polonia: Celebracao de 95 anos de Independencia da Polonia, 60 anos da Missao Catolica Polonesa no Brasil e 48 anos da criação da nossa Paroquia! Veja as fotos neste site.... da celebração solene da Santa Missa em polonês e português! Dom Józef Kowalczyk – Arcebispo Metropolitano de Gniezno e Primaz da Polônia fez uma homilia. Concelebraram, entre outros sacerdotes: Mons. Tomasz Krzysztof Grysa – Conselheiro da Nunciatura Apostólica em Brasília – DF,  Pe. Ryszard Glowacki, SChr – Superior Geral da Congregação religiosa Sociedade de Cristo de Poznan, na Polônia, Pe. Casemiro Dlugosz, SChr – Superior Provincial da Sociedade de Cristo. Veja as fotos neste site.

 

09. Nesta vez a visita do Primaz da Polonia em pequena comunidade no interior do Parana em Agua Branca, município de Sao Mateus do Sul. Nesta comunidade ha uma pérola da arquitetura polonesa: uma igreja de madeira com lindas pinturas no seu interior. O templo ja tem mais de 100 anos.... Veja as fotos deste encontro  neste site da MCP. No livro da comunidade o Protetor Espiritual dos Poloneses Emigrados deixou sua bencao.

Com muita alegria e satisfação espiritual recordo a recente visita pastoral do Dom Jozef Kowalczyk, Primas da Polonia numa pequena localidade distante alguns 250 km de Curitiba. A localidade chama-se Rio Claro do Sul. La os imigrantes poloneses começavam colonizar a região no inicio do século XIX. Ha linda igreja dedicada a Nossa Senhora do Rosario que foi elevada a dignidade do Santuario diocesano da Diocese de Uniao da Vitoria-PR. O dinâmico Padre Anderson Spegiorin SChr aceitou com prontidão a minha proposta para que o Protetor Espiritual dos Poloneses Emigrados celebrasse a Santa Missa aos 9 de novembro de 2013. Como e bom recordar os bons momentos que enchem a alma da gente de muita alegria! O encontro com o Primas da Polonia aconteceu na encruzilhada da BR com estrada que leva a Rio Claro do Sul alguns 10 km antes da localidade. Depois foi um almoço na casa paroquial que o Pe. Anderson ofereceu ao Arcebispo de Gniezno. As 15 h celebramos uma S. Missa solene em polonês. Havia muitos momentos fortes de emoções. Imaginem: 5 ou 6 geração de imigrantes poloneses no final da Eucaristia cantavam com toda forca do coração e pulmão o hino nacional polonês: "Jeszcze Polska...". Apos a Santa Missa os jovens do grupo folclórico polonês "Krakus" apresentou algumas danças na Casa do Povo. Parabens Caro Pe. Anderson e sua Comunidade! Havia tanta manifestação da cordialidade, hospitalidade e acolhida que somente o povo cheio de fe e capaz de manifestar! Que DEUS recompense Voces por estes maravilhosos momentos espirituais e culturais!!!

 

06. O Protetor Espiritual dos Poloneses Emigrados o Dom Jozef Kowalczyk, Primaz da Polonia encontra-se com a comunidade polonica em Porto Alegre. Veja as fotos clicando aqui! Neste diia de sol e de muita emocao no encontro do Primaz da Polonia com a comunidade polônia em Porto Alegre! Momentos inesquecíveis. Havia gente que percorreu mais de 200 kilometros para encontrar se com o Primaz da Polonia! Parabens aos polonicos gauchos pela hospitalidade!

 

05. Chegada da S. E. Arcebispo Metropolitano de Gniezno Dom Józef KOWALCZYK, Primaz da Polonia para a cidade de Curitiba. No aeroporto esperavam o Protetor Espiritual dos Poloneses Emigrados o Senhor Consul Geral da Republica da Polonia Sr. Marek MAkowski, Consul Sr. Jacek Szczeniowski, secretário do Consulado  Sr. Paulo  Kochanny e pe. Zdzislaw Malczewski - reitor da Missao Católica Polonesa no Brasil. O Primaz da Polonia chegou com seu secretário - pe. Tadeusz Gerlach. Os distintos visitantes foram recebidos na sala VIP do aeroporto e depois levados para a Paróquia Sao Joao Batista, no bairro Tingui. Veja as fotos da chegada do Primaz da Polonia, clicando aqui!

 

Outubro:
09. Papa Francisco cria diocese de Coari (AM) e nomeia dom Marcos Piatek, CSsR como primeiro bispo. A Igreja no Brasil ganhou mais uma diocese nesta quarta-feira, 9 de outubro: Coari (AM), até então Prelazia Territorial. O Papa Francisco nomeou como primeiro bispo dom Marcos Piatek, até agora bispo prelado. A nova diocese pertence à Província Eclesiástica de Manaus e ao Regional Norte 1 da CNBB. A sede diocesana está na Catedral Sant’Ana e São Sebastião, em Coari, a 400 quilômetros da capital do estado. A Prelazia havia sido erigida pelo Papa Paulo VI em 1963. A diocese de Coari possui dez paróquias e um território de 135 mil quilômetros quadrados. O bispo diocesano, dom Marcos Piatek, nasceu na Polônia, e é membro da Congregação do Santíssimo Redentor. Vive no Brasil desde 1986, onde trabalhou na arquidiocese de Salvador. Em 2011, foi nomeado bispo prelado de Coari. A nova diocese possui quase 200 mil habitantes e a economia da região se destaca na produção de petróleo e gás natural (Cf. www.cnbb.org.br - 09.10.13) 

 

08. Já está a disposição dos nossos Caros Leitores nosso periódico "Echo Polonii Brazylijskiej"  no. 25 em polonês! Se Você quiser ler, então clique aqui!

 

03. O reitor da MCP no Brasil encontrou-se na Cúria Arquidiocesana de Curitiba com Arcebispo Metropolitano de Curitiba Dom Moacyr Vitti para convida-lo para as comemoraçoes alusivas aos 60 anos da MCP no Brasil como também agendar a visita de cortesia do Primaz da Polonia Dom Józef Kowalczyk, Protetor Espiritual dos Poloneses Emigrados que estará no Brasil no mes de novembro. 
 
 
 
Setembro:

28. Caros Leitores podem ler a Mensagem do Santo Padre Francisco para o Dia do Migrante e Refugiado - 2014, clicando aqui

 

23. Realiza-se no Consulado Geral da Polonia em Curitiba um encontro do Conselho Polonico composto por 10 pessoas que representam a comunidade polonica presente nos tres estados brasileiros: Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Parana. 

 

22. "Fantástico" da TV Globo  publicou uma reportagem sobre a Pastoral Rodoviária. Parabéns aos padres vicentinos da Congregacao da Missao e demais agentes da Pastoral que prestam este serviço junto aos nossos irmãos que ganham seu pão rodando pelas estradas de nosso país. Por mais de 30 anos os sacerdotes da CM prestam servico pastoral aos motoristas de caminhoes e pessoal dos postas de gasolina. Voce pode ver esta reportagem clicando no link em baixo:

-- http://g1.globo.com/fantastico/noticia/2013/09/fantastico-pega-carona-com-padres-caminhoneiros-nas-estradas-do-brasil.html

 

18. Informamos que já esta em versao eletrónica o "Echo Polonii Brazylijskiej". Caro Leitor pode ler este único periódico em polones, clicando aqui! Desejamos uma boa leitura para os que conhecem a língua polonesa.

 

 

Agosto:

25. Comunidade polonesa no Rio de Janeiro celebra a solenidade da sua Padroeira Nossa Senhora do Monte Claro e 60 anos do uso da capela historica de Nossa Senhora da Piedade (bairro Flamengo) como a sede da paroquia pessoal dos poloneses! Foi celebrada a solene Eucaristia e logo apos realizou-se a confraternizacao no salao ao lado da igreja. Caro Amigo: se Voce quiser ver algumas fotos desta solenidade entao, clique aqui! Se Caro Visitante quisesse saber mais sobre esta solenidade, entao visite nossa biblioteca virtual: www.polonicus.com.br/site/biblioteca_interna.php?cod=107.

 

15 - 17. Em Santos realiza-se V Encontro Nacional das Pastorais da Mobilidade Humana da CNBB. O Tema deste encontro: "Mobilidade Humana, grandes eventos e tráfico de pessoas". A Missão Católica Polonesa será representada neste encontro pelo reitor - pe. Zdzislaw Malczewski SChr. Veja algumas fotos deste encontro clicando aqui!

 

13. Na paróquia São João Batista em Curitiba foi celebrada S. Missa por ocasião do 6 mês de falecimento do pe. Benedito que atuava nesta comunidade de fé nos seus últimos 7 anos de vida. A Eucaristia foi presidida pelo reitor a Missão Católica Polonesa que fez uma reflexão apos a proclamação do Evangelho. O pe. Edward Maciejewski SChr, que esta atuando na comunidade paroquial, concelebrou a S. Missa.

 

12. Exmo. Arcebispo Dom Moacyr Vitti recebeu do pe. Zdzislaw as  relíquias do beato João Paulo II que ele trouxe de Cracóvia e que eles ficarão na Catedral Basílica em Curitiba. 

 

05. O pe. Zdzislaw - reitor da Missão Católica Polonesa no Brasil recebeu das mãos do Em. Card. Estanislau Dziwisz, na residência dos arcebispos de Cracóvia, as relíquias do beato João Paulo II. O pe. Zdzislaw recebeu um pedido do Dom Rafael Biernaski em nome do Dom Moacyr J. Vitti - Exmo. Arcebispo Metropolitano de Curitiba para conseguir as Relíquias do beato Papa João Paulo II que seriam colocadas numa capela na Catedral Basílica em Curitiba. Veja algumas fotos deste acontecimento clicando aqui!

 

Julho:

27. Informamos que a Missão Católica Polonesa no Brasil tem novo portal. Você pode visita-lo mais seguidamente!

 

19. Como foi planejado na programação da Semana Missionária em Curitiba-PR, aconteceu no Bosque do Papa João Paulo II o “Dzień Polski” (“Dia Polonês”). Participaram neste evento jovens vindos da Polônia e de outros países, bem como jovens polono-brasileiros.Segundo o Padre Grzegorz Suchodolski, representante do escritório nacional “SDM” de Varsóvia, da Polônia estiveram 4 bispos e cerca de 475 jovens acompanhados por 16 padres e 7 leigos.

 

Programação do encontro com os jovens poloneses no Bosque João Paulo II:

15h 00 – Terço da Divina Misericórdia;

15h15 – Momento para uma melhor aproximação de todos, com cantos e apresentação dos grupos presentes;

16h 00 – Palavras de acolhida e mensagens para os jovens: Bispo Henryk Tomasik de Radom, Bispo Rafael Biernaski de Curitiba, Padre Alceu Zembruski SChr – representando a Missão católica no Brasil, lideranças polônicas;

16h30 – Apresentação do grupo folclórico “Wisła” de Curitiba;

17h00 – Concerto musical do grupo polonês de Siedlec: apresentando “Canções do Papa”;

17h40 – Preparação para Santa Missa;

18h00 – Santa Missa.

 

12-30. Na Paróquia Pessoal Nossa Senhora do Monte Claro dos Poloneses no Rio de Janeiro (Rua Marques de Abrantes, 215) os jovens peregrinos tem a celebração da Santa Missa em polonês ás 7,30 h (durante semana) e ás 10 h (aos domingos). Na sede da Sociedade beneficente Polônia (Rua das Laranjeiras) no Rio de Janeiro de 16 a 30 de julho das 9 ás 20 h está funcionando o escritório polonês da Jornada Mundial da Juventude. 

 

01-10. O reitor da Missão Católica Polonesa no Brasil participa - como delegado da Província Sul-Americana da Sociedade de Cristo - no Capítulo Geral da Congregação na Casa Central em Poznań, na Polônia.

 

Junho:

26.O pe. Zdzislaw - reitor da Missão Católica Polonesa no Brasil visitou neste dia, acompanhado pelo seu sobrinho pe. Pawel,  o Exmo. Arcebispo Józef Kowalczyk - Primaz da Polônia em Gniezno. Historicamente cada Primaz da Polônia é Protetor dos Poloneses Emigrados, quer dizer, tem a responsabilidade espiritual por estes filhos da Polônia que por vários motivos migraram para outros países. Antes do encontro na residência dos primazes da Polônia, os mencionados sacerdotes, concelebraram com outros sacerdotes da arquidiocese a S. Missa na catedral de Gniezno que foi presidida pelo arcebispo-metropolitano Józef Kowalczyk por ocasião do 3. ano do seu ingresso nessa igreja-mãe de todos os templos católicos na Polônia. Logo após a solene Eucaristia participaram no almoço com os convidados do Primaz da Polônia. Você pode ver algumas fotos deste encontro. Para ver as fotos clique aqui !

 

24. Informamos que já está a disposição dos Caros Leitores a nova edição do periódico "Echo Polonii Brazylijskiej". É único periódico editado em polonês no Brasil. Se Prezado Leitor quer ler este periódico, então clique aqui! Boa leitura!

 

23. Em todo o Brasil comemora-se o Dia Nacional do Migrante. Sugerimos aos Prezados Leitores a leitura da mensagem do papa Bento XVI enviada por ocasião do Dia Mundial do Migrante e Refugiado. Procure, por favor, na biblioteca do portal "Polonicus": www.polonicus.com.br.

 

22. Realizou-se um lançamento solene do livro dedicado ao saudoso Pe. Benedito "Mensageiro de ideais" no final da Santa Missa na Paróquia São João Batista, onde o Pe. Benedito serviu nos seus últimos sete anos da vida. Você Caro Amigo pode ler introdução ao livro, clicando aqui!

 

04. Realiza-se a reunião do Conselho da Missão Católica Polonesa no Brasil. Além dos membros estava participando nesta reunião o Revmo. Pe. Kazimierz DLUGOSZ SChr - provincial da Sociedade de Cristo. 

 

01. Em Curitiba foi publicado um livro "Mensageiro de ideais. Silhueta do Pe. Benedito Grzymkowski SChr". Este livro é dedicado ao sacerdote polonês que era responsável pelo encontro do Papa João Paulo II com a comunidade polônica em Curitiba em 1980, visita do Cardeal José Glemp, Primaz da Polônia em 1984 ao Brasil, e inúmeras visitas pastorais do arcebispo Szczepan Wesoly de Roma - delegado do Primaz da Polônia para a pastoral dos poloneses e seus descendentes no mundo. Se quiser ter este livro procure entrar em contato com a Missão Católica Polonesa no Brasil. 

 

 
Abril:
26. Reitor da Missão Católica Polonesa no Brasil - pe. Zdzislaw Malczewski SChr - concedeu a entrevista  ao Julio Cesar Glodzienski. O texto desta entrevista foi publicado na revista da Pontifícia Universidade Católica-PR "Vida universitária", no. 222, abril-maio de 2013, pag.6-7 sobre a eleição do primeiro papa latino-americano - o Papa Francisco. Se Você quer ler o texto então, clique aqui!
 
 
06. Realizou-se o sepultamento do corpo do sacerdote polonês Pe. Hubert Sinka - membro da Congregação da Missão. Foi celebrada Santa Missa de corpo presente em Tomás Coelho, na igreja de São Miguel. A solene Eucaristia foi presidida pelo bispo Francisco Bach – ordinário doa diocese de São José dos Pinhais.
 
 
02. No Bosque do Papa João Paulo II em Curitiba realiza-se tradicional bênção de alimentos para a mesa pascal. Dois canais da TV transmitiram a celebração: “Bande” e “Cultura”. O reitor da MCP concedeu a entrevista para estes vehículos de comunicação.
 
 
 
Fevereiro:
19. Foi realizado solenemente o sepultamento do corpo do falecido Pe. Benedito Grzymkowski SChr. Você, Caro Visitante: querendo saber mais sobre este falecido sacerdote visite nossa biblioteca neste portal!
 
 
13. Faleceu, na parte da tarde, o pe. Benedykt Grzymkowski SChr que conduzia a Missão Católica Polonesa no Brasil de 1977 ate 2009. Nos últimos sete anos ajudava na Paróquia São João Batista, bairroTingui, em Curitiba e ao mesmo tempo (nos anos de 2009-2013) era chanceler da Missão Católica Polonesa no Brasil.
 
 
04.Neste dia lembramos a criação da Missão Católica Polonesa no Brasil. Por razão das férias, realização da Semana Missionária e Jornada Mundial da Juventude no Rio de Janeiro, decidimos adiar a comemoração deste jubileu para mais tarde neste ano. Você quer conhecer um pouco da história da MCP no Brasil? Então, clique aqui!
 
 
 
Janeiro:
13. Neste dia comemora-se Dia Mundial do Migrante e Refugiado. Assim como cada ano, também neste, o Papa Bento XVI publicou uma mensagem especial para 99. Dia Mundial do Migrante e Refugiado. Você Querido Amigo pode ler esta mensagem do Papa clicando aqui
 
 
23. Faleceu em Varsóvia, na capital polonesa, Cardeal Józef GLEMP, Primaz da Polônia Senior. Nos anos 1981-2009 realizava a missão de primaz da Polônia e ao mesmo tempo Protetor Espiritual da Comunidade Polônica. Nos anos 1981-2004 era presidente da Conferência Episcopal Polonesa. Durante sua atividade pastoral manifestava sua comunhão com os poloneses e polônicos radicados em tantos paises do mundo. No mês de fevereiro de 1984 visitava as comunidades polônicas no Brasil. Viveu 83 anos. A comunidade polônica no Brasil une-se em oração com a Igreja e Nação Polonesa agradecendo a Deus pela vida e ministério do Cardeal Józef Glemp. 
 
 
03. Na arquidiocese de Katowice i na Igreja da Polônia foi inaugurado Ano de Augusto Hlond. Ele foi o primeiro bispo da Silésia. Exatamente 3 de janeiro de 1926 recebeu a ordenação episcopal. Quando mais tarde foi arcebispo de Gniezno e Varsóvia, e ao mesmo tempo o Primaz da Polônia manifestava muito zelo pastoral pelos imigrantes poloneses. Nos anos de 1929 e 1930 o card. A. Hlond enviava especialmente para o Brasil o pe. Ignacy Posadzy para ele reconhecer  "in loco" as necessidades espirituais dos imigrantes poloneses residentes neste pais. Em 1934 card. A. Hlond viajando para o Congresso Internacional Eucarístico em Buenos Aures, na Argentina, fez parada no Brasil. Encontrou-se com seus patrícios na cidade - então capital do país -  do Rio de Janeiro. Você quer saber mais sobre o card. Augusto Hlond, então - por favor - clique aqui!
 
 
01. Em Nome do Senhor DEUS iniciamos nossas atividades religiosas e culturais na comunidade polônica no Brasil!
 
 
A peregrinação das relíquias do beato João Paulo II:
As relíquias encontram-se com o Reitor da MCPB, na Paróquia de São João Batista em Curitiba.
Pedimos aos Prezados Padres das comunidades polônicas, como também aos padres missionários poloneses
que desejariam, que as relíquia visitassem a sua comunidade de fé, a contatar-se com o Reitor,
para em comum  combinar a data de peregrinação e estabelecer outros detalhes. 
Sugestão e pedido: Os responsáveis pelas comunidades vizinhas, estabeleçam as datas mais próximas,
para que as relíquias não precisassem viajar muitas vezes para a mesma região...
 
A peregrinação das relíquias:
6 – 15 de setembro de 2012 – Paróquia Tijucas do Sul – PR
23 de setembro – Parque João Paulo II em Curitiba
21 de outubro – parque de exposição em Ijuí - celebração da Eucaristia do encerramento de FENADI.
De 22 de outubro a 5 de novembro - paróquia Sagrado Coração de Jesus – Ijuí - RS
-       18 de novembro a presença das relíquias na romaria diocesana em Cruz Alta – RS,
-       de 19 de novembro ao 1 de dezembro – catedral e casa dos idosos Santo Antônio em Cruz Alta – RS,
- 2 de dezembro – santuário da Divina Misericórdia em Ijuí – RS,
- de 7 de dezembro de 2012 até 13 de fevereiro de 2013 na congregação feminina Copiosa Redenção
em Ponta Grossa – PR e Presidente Prudente– SP,
8 de fevereiro as reliquias retornaram para a Paróquia Säo Joäo Batista,
- de 4 de maio as reliquias permaneceram no Santuário de N. Sra. de Soenstatt em Curitiba,
18 de junho - as reliquias retornaram para a Paróquia Säo Joäo Batista,
30 de agosto: Monte Claro no Estado Espírito Santo,
31 de agosto: capela polonesa de N. Sra de Czestochowa em Águia Branca - ES,
de 1 de setembro na Paróquia S. José em Águia Branca - ES.
 
 

Copyright © Zdzislaw Malczewski SChr | Wszystkie prawa zastrzezone | Todos os direitos reservados