2018

Em nome do SENHOR  DEUS iniciamos este ano de 2018

 
Agosto:
28. Faleceu em Roma o arcebispo Szczepan WESOLY -  responsavel pela pastoral entre os poloneses emigrados! Visitava muitas vezes nossa comunidade polônica no Brasil e era um dos melhores conhecedores da nossa realidade. RIP!
 
 
14. Informamos, que já está a disposição de Vocês novo número do informativo da Capelania dos Poloneses em Porto Alegre "Voz de Monte Claro", número 10! Versão eletrónica já está no portal da Missão Católica Polonesa no Brasil: www.polska-misja.com.br/ar…/pdf-pt-2018-08-13%2022-58-05.pdf
Versão em papel teremos no domingo na Igreja Polonesa! 
 
 
Abril:
20. Pe. Jóżef WOJNAR SChr celebra neste dia o Jubileu de 60 anos da ordenação sacerdotal. Reitor da Missão Católica Polonesa no Brasil enviou ao Distinto Sacerdote uma carta com agradecimentos por tantos anos de serviço à Igreja e a comunidade polônica no Brasil. Você poderá ler esta carta clicando aqui!
 
 
 
Fevereiro:
20. Recebemos informação do Dom Wieslaw Lechowicz, delegado da Conferência Episcopal Polonesa para a pastoral da emigração polonesa sobre II Congresso de Jovens Polônicos, que realizar-se-á de 28 de julho até 5 de agosto de 2018 em Varsóvia, na capital polonesa. 
 
 
07. Por causa das criticas, que surgiram em varios paises, por razão da lei aprovada pelo Parlamento  e assinada pelo Presidente da República da Polônia, o Presidente do Senado Sr. Stanislaw Karczewski dirigiu uma carta à comunidade polonesa no exterior, pedidno para apresentar aos amigos extragneiros a verdade sobre os campos de concentração que os alemães construiram durante II Guerra Mundial onde há tantos homens, mulheres, crianças sofreram. Não eram os judeus únicos que sofreram a brutalidade dos alemães, mas foram também os poloneses e pessoas de outras nacionalidades. Estes campos não eram poloneses, como escrevem alguns jornalistas, escritores! Eram os campos de exterminio dos alemães! Leia, por favor, a mencionada carta clicando aqui, que publicamos em inglês! Aqui temos a uma tradução em português!  Clique aqui, por favor: leia e divulgue!!! 
 
 
 
Janeiro:
02. Neste dia, em 1958, chegava ao Brasil o primeiro sacerdote polonês da congregação religiosa Sociedade de Cristo para realizar uma missão pastoral entre os imigrantes poloneses e seus descendentes. Era o pe. Czeslaw CZARTORYSKI. No mesmo ano chegaram mais três padres desta congregação: pe. Stanislaw NOWAK, pe. Zygmunt SUPIETA e pe. Jozef WOJDA. 60 anos ao serviço pastoral da comunidade polônica brasileira ...

Copyright © Zdzislaw Malczewski SChr | Wszystkie prawa zastrzezone | Todos os direitos reservados