Ano de 2014

Peregrinaçao da reliquia do Sao Joao Paulo II em 2014 r.:
11 de março: retorno à reitoria da MCP em Curitiba do estado do Espírito Santo
13 de maio: Paróquia N. Sra. do Sagrado Coraçao em Capanema - Foz do Iguaçu - PR
23 de junho: Paróquia Sao Pedro e Sao Paulo em Curitiba
28 de julho a 5 de agosto: Paróquia Senhor Bom Jesus em Balsa Nova - PR
7 de agosto a 3 de setembro Irmas do Sagrado Coraçao de Jesus em Curitiba
4 de setembro: retorno à reitoria da MCP em Curitiba
9 de setembro de 2014 a 6 de maio de 2015: diocese Novo Hamburgo-RS
6 de maio de 2015 reitor traz a raliquia para Curitiba da diocese de Nova Hamburgo-RS
8 maio de 2015 a reliquia inicia peregrinação na Paróquia de N. Sra. de Nazaré em Curitiba-PR 
 
Dezembro:
23
. Sua Excelência Dom Wieslaw Lechowicz, delegado da Conferência Episcopal Polonesa para a Pastoral dos Poloneses Emigrados envia os votos por ocasião do Santo Natal. Se Você Caro leitor conhece a língua polonesa, então  clique aqui e pode ler os votos vindos da Polônia! 
 
 
Novembro:
16. A pedido do Exmo. Sr. Cônsul Geral da República da Polônia Sr. Marek Makowski o pe. Zdzislaw - reitor da Missão Católica Polonesa no Brasil presidiu a celebração da solene Eucaristia na Igreja dos Poloneses de Santo Estanislau (Centro) ee Curitiba. Reitor da MCP fez também, após a proclamação do Evangelho, uma reflexão alusiva a esta importante data. Rendemos graças a Deus pelos 96 anos da Independência da Polônia! Concelebravam a Santa Missa os sacerdotes: Pe. Lourenço Biernaski, CM e Pe. Eduardo J. Guc, SVD. Coral do São João Paulo II dignificou, ainda mais, com seus cantos a nossa celebração! Havia bom número de poloneses, polônicos e brasileiro - amigos da Polonia. As Irmãs da Sagrada Familia, como sempre, estavam presentes e orantes. Antes da bênção final Sr. Marek Makowski - Cônsul Geral da RP fez um pronunciamento. Falava sobre a importância da Independência da Polônia e agradeceu a todos pela participação nesta celebração.
Logo após a S. Missa - no salão paroquial - o Cônsul Geral apresentou os professores da Universidade de Silésia, na Polônia. Os intelectuais apresentaram uma aula sobre as boas-maneiras cultivadas entre os poloneses lá na longuinqua Polônia. Depois desta interessante palestra, havia coquetel. As conversas entre os presentes se estenderam por longo tempo.
No mesmo domingo (16 de novembro de 2014), na parte da tarde deste dia, no Consulado Geral da República da Polônia realizou-se 2 Encontro do Conselho Polônico junto ao Cônsul Geral da Polônia em Curitiba. O Sr. Marek Makowski - Cônsul Geral deu as boas-vindas aos membros deste Conselho, que representam a comunidade polônica residente em três Estados da Republica Federativa do Brasil: Parana, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. O Senhor Cônsul apresentou para os presentes o programa do governo da Polônia a respeito da cooperação com os poloneses e polônicos que vivem no exterior. O projeto refere-se aos anos 2015-2020. Depois desta apresentação os presentes discutiam e apresentaram algumas sugestões... O encontro foi muito proveitoso para a nossa comunidade polônica brasileira. O reitor da MCP é membro deste Conselho e participou neste importante encontro.
 
 
 
Outubro:
18. Em Vitória de Santo Antão (estado Pernambuco), arquidiocese Olinda e Recife, realizar-se-á ordenação episcopal do missionário polonês Dom João Kot, OMI. Nomeado pelo papa Francisco ordinário da diocese de Zé Doca (estado de Maranhão). O reitor da Missão Católica Polonesa participará neste importante evento eclesial! Veja algumas fotos desta solenidade clicando aqui!
 
 
14. Os professores da Universidade de Rzeszów, na Polônia, encontram-se com o pe. Zdzislaw - reitor da Missão Católica Polonesa no Brasil para discutir a realidade histórica e atual da comunidade polônica no Brasil. 
 
 
04. O Papa Francisco publicou a mensagem por ocasiao do Dia do Migrante (1015). Clicando aqui Caro Leitor poderá ler este texto pontificio!
 
 
01. Já esta a disposicao dos Caros Leitores novo numero da nossa revista Ëcho Polonii Brazylijskiej" em polones. Pode clicar aqui, se Voce conhece a língua polonesa para ler este periodico.
 
 
Agosto:
24. No bosque do Papa Joao Paulo II em Curitiba realizou-se uma festa em homenagem a Nossa Senhora do Monte Claro. Mais informacoes Voce acha nos proximos dias na bliblioteca do nosso outro portal: www.polonicus.com.br . Aqui Voce pode ver algumas fotos desta festividade clicando aqui!
 
 
12. Já está a disposicao dos nossos Leitores o periodico "Echo Polonii Brazylijskiej" publicado em polones. Se Voce deseja ler este último numero, entao clique aqui!
 
 
Julho:
23. O papa Francisco nomeou, 23 de julho, padre Jan Kot como bispo da diocese de Zé Doca (MA). Padre Jan Kot nasceu em 10 de maio de1962, na cidade de Maków Podhalanski, arquidiocese de Cracóvia, Polônia. Em seu país de origem, estudou Engenharia Civil, História da Igreja, Teologia e Filosofia. Foi ordenado presbítero em 20 de junho de 1992. Em 1994, veio em missão para o Brasil. De 1995 a 2000, atuou como vigário e administrador na paróquia São José, em Jussaral, município de Cabo de Santo Agostinho (PE). De 2000 a 2005, foi administrador da paróquia Nossa Senhora Aparecida e São João Batista, em Vitória de Santo Antão (PE). De 2006 a 2013 foi paróco da paróquia Sagrado Coração de Maria, em Campo Alegre do Fidalgo, na diocese de São Raimundo Nonato (PI). Em 2013, assumiu a recém criada paróquia de Nossa Senhora de Fátima, em Capitão Gervasio Oliveira (PI). Em fevereiro deste ano, foi enviado a Sumaré (SP), onde os Oblatos têm casa de formação. Atualmente, padre Jan Kot é conselheiro da Provincia Oblata do Brasil, criada em 2003.
 
 
 
07. Na igreja de Sao Vicente de Paulo em Curitiba foi celebrada a Santa Missa de 7o dia pelo falecido Consul Jacek Szczeniowski.
 
 
01. Em Curitiba, na parte de manha, faleceu o Consul da Republica da Polonia Jacek SZCZENIOWSKI. Que DEUS Misericordioso acolha este nosso irmao em sua Casa e une aos seus familiares! RIP. A celebracao religiosa foi precidida pelo pe. Lourenco Biernaski, CM.
 
 
Junho:
26. Na residencia dos bispos em Curitiba faleceu Dom Moacyr J. Vitti - Arcebispo Metropolitano. Nossa oraçao  pelo falecido Pastor da Igreja Particular em Curitiba e manifestaçao de comunhao com toda a comunidade arquidiocesana. Dai-Lhe SENHOR o descanço eterno!
 
 
24-26. Na sede do Secretariado da Conferencia Episcopal Polonesa em Varsóvia, realiza-se sob a presidencia de Dom Wieslaw Lechowicz o encontro dos reitores e coordenadores da pastoral polonesa no mundo. Neste importante evento participam 15 sacerdotes provenientes de varias partes do mundo. Veja algumas fotos deste importante encontro clicando aqui!
 
 
15-20. Reitor da Missao Católica Polonesa no Brasil peregrina para Cidade Eterna, Roma. No domingo participa juntom com os peregrinos presentes na praça de Sao Pedro, no Vaticano, na oraçao Angelus presidida pelo Papa Francisco. Na quarta-feira, esta novamente com os fiéis na pfraça de Sao Pedro para participar numa audiencia geral do Santo Padre, que falava sobre a origem da nossa Igreja. Na quinta-feira junto com os sacerdotes, religiosas e fieis polonees celebra a Eucaristia junto ao túmulo do Grande Papa Sao Joao Paulo II. 
 
 
Maio:
29. Assembleia Legislativa do Estado do Parana fez homenagem ao Sao Joao Paulo II pela passagem de 94 aniversario de nascimento deste primeiro Papa que visitou o Brasil em 1980, inclusive a cidade de Curitiba, capital do Estado do Parana. Esta cerimonia esta sendo realizada ha alguns anos gracas ao empenho do Ilmo. Deputado Ney Leprevost. Para esta solene sessão da Assembleia foram convidados os representantes da Igreja Catolica Apostolica Romana, que ao mesmo tempo eram homenageados. Entre os convidados especiais estava o nosso Querido Dom Moacyr Jose Vitti - Arcebispo Metropolitano de Curitiba, vários sacerdotes, fieis da nossa Arquidiocese. As pessoas convidadas foram homenageadas com um diploma especial. Entre os homenageados estavam os representantes da Paroquia Sao Joao Batista (conduzida desde a sua criacao em 1965 pelos padres da Sociedade de Cristo). O reitor da Missao Catolica Polonesa no Brasil tambem recebeu esta homenagem! Veja algumas fotos desta solenidade neste nosso portal!
 
 
 
27. Em Sao Mateus do Sul, distante alguns 180 km de Curitiba, foi lancado livro do autor brasileiro sobre a vida do missionário polones - pe. Jakub Wróbel, que atuava no meio dos imigrantes poloneses que colonizavam aquela regiao sulina do país. O reitor da Missao Católica Polonesa no Brasil esteve presente neste importante evento de resgate da memória da colonizaçao polonesa e do trabalho dos padres poloneses junto com seus patrícios. 
 
 
 
23. Informamos que já foi publicado o no. 27 do periódico editado em polones "Echo Polonii Brazylijskiej"! Voce pode acessar o portal da Missao Católica Polonesa no Brasil e ler esa revista da nossa comunidade polono-brasileira. 
 
 
14. A Câmara Municipal de Curitiba realizou a sessão solene de entrega do prêmio Papa João Paulo II, voltado a personalidades e entidades que trabalham nas causas sociais da Igreja Católica. Dentre os homenageados estava o Asilo São Vicente de Paulo, representado pelo padre José Aparecido Pinto, a Congregação Mariana de Jovens da Catedral, que atua desde 1914 e o padre Lourenço Biernaski CM, que neste ano celebra os 60 anos de ordenação sacerdotal e já trabalhou como superior provincial de Curitiba e professor na Escola Diaconal da Arquidiocese de Curitiba. Os convidados e homenageados também puderam assistir ao video da visita de São João Paulo II a Curitiba. 
 
 
03. Comemoraçao da Constituiçao de 3 de maio de Curitiba. Santa Missa celebrada na intençao da Naçao Polonesa na Paróquia Sao Joao Batista em Curitiba. Solene Eucaristria foi celebrada pelo reitor da Missao Católica Polonesa no Brasil. A presença do Sr. Marek Makowski - Consul Geral da República da Polonia em Curitiba e representantes da comunidade polono-brasileira. Voce pode ver algumas fotos desta solenidade neste portal da Missao Cat'olica Polonesa no Brasil. 
 
 
ABRIL:
07. Informamos qos Caros Amigos que ja esta a disposicao de Voces o novo numero do nosso periodico publicado em polones "Echo Polonii Brazylijskiej". Para ler este periodico Voce deve clicar aqui!
 
 
MARÇO:
18. Faleceu em Curitiba o sacerdote polones o pe. Jan Nowinski SChr. Mais informa'coes sobra a vida apost'olica deste servo da Igreja em breve.
 
 
16. Na Colonia Dom Pedro II, localizada bem perto de Curitiba uma solenidade incomum: Pe. Lourenco Biernaski CM celebra a Santa Missa em acao de gracas pelos 60 anos da vida sacerdotal. Mais informacoes em breve...
 
 
14. No bosque do Papa Joao Paulo II em Curitiba realiza-se uma reuniao em vista da canonizacao do Papa Joao Paulo II.
 
 
11. Retorno de reliquias do beato Papa Joao Paulo II para a reitoria da Missao Católica Polonesa no Brasil em Curitiba. As reliquias peregrinaram por mais de 6 meses    em comunidades no Estado Espírito Santo (dioceses: Sao Mateus e Colatina). 
 
 
05. Já está a disposição dos nossos Caros Leitores o periódico "Echo Polonii Brazylijskiej" editado em polonês. Se alguém conhece a nossa língua pode fazer a leitura desta revista clicando aqui!
 
 
Fevereiro:
13. Lembramos o primeiro aniversario da morte do Pe. Benedito Grzymkowski SChr. Neste dia na igreja de Sao Joao Batista em Curitiba celebramos as 19 h a S. Missa pelo falecido saredote! A solene Eucaristia foi precidida pelo Pe. Aloisio Laimann SChr. Pe. Zdzislaw - reitor da MCP no Brasil fez uma reflexao sobre a Palavra de Deus no cotexto do ministerio sacerdotal do Pe. Benedito nos 47 anos no Brasil e 7 na Paroquia Sao Joao Batista alem da atuacao entre os poloneses e polonicos brasileiros. Havia bom numero dos fieis da Paroquia como tambem uns representantes da Paroquia visinha de Sao Pedro e Sao Paulo. 
 
 
 
Janeiro:
17. A Congregaçao Sociedade de Cristo comemora neste dia 30o aniversário da morte do Servo de Deus, o Pe. Inácio POSADZY, SChr. Caro Amigo, Voce pode lera a breve biografia deste grande apóstolo dos poloneses emigrados clicando aqui!
 
 
06. Na igreja de Sao Sebastiao em Bateias - PR foi celebrada a Santa Missa concelebrada pelo Pe. Edward Maciejewski SChr. Presidiu a celebraçao o pe. Alceu Zembruski SCHr - viceprovincial da Sociedade de Cristo. O reitor da MCP no Brasil fez a  homilia. Havia 18 sacerdotes da Sociedade de Cristo que concelebraram a Eucaristia. Estivera também o diácono Jonas que veio de Santa Catarina. Estiveram presentes os fiéis da Paróquia e representantes das outras paróquias onde atuava o falecido sacerdote. Logo após a Santa Missa o corpo foi sepultado no cemitério paroquial onde repousam também alguns padres desta congregaçao religiosa. 
 
 
02. O Bispo diocesano de Sao José dos Pinhais - PR Dom Francisco Carlos Bach celebra na igreja em Campo do Tenente a Santa Missa de corpo presente pelo falecido Pe. Edward. Logo após o reitor da MCP no Brasil preside a celebraçao de despedido do falecido sacerdote.
 
 
01. Em nome de DEUS iniciamos este novo ano! Que sua graça esteja conosco!
 
Neste dia na casa paroquial em Campo do Tenente - PR morre o Pe. Edward MACIEJEWSKI SChr. 

Copyright © Zdzislaw Malczewski SChr | Wszystkie prawa zastrzezone | Todos os direitos reservados