Ano 2015

Peregrinação da relíquia do São João Paulo II em 2015 r.:
 
9 de setembro de 2014 a 6 de maio de 2015: diocese Novo Hamburgo-RS
6 de maio de 2015 reitor traz a raliquia para Curitiba da diocese de Nova Hamburgo-RS
8 maio a 25 de junho: Paróquia de N. Sra. de Nazaré em Curitiba-PR
25 de junho a 4 de julho: Paróquia São Pedro e São Paulo em Curitiba
5 de julho: Bosque polonês do Papa São João Paulo II em Curitiba  
4 de julho - Paróquia São João Batista - Tingui - Curitiba
29 de julho: Colégio claretiano e convento das religiosas do Copioso Sangue do Redentor, Santuário de N. Sra. do Perpétuo Socorro em Curitiba,
14 de agosto: retorno da relíquia à Paróquia São João Batista,
30 de agosto: Igreja Polonesa em Porto Alegre - RS,
9 de setembro: comunidades dos padres marianos e ressureccionistas em Curitiba,
01 de outubro: Paróquia São João Batista em Curitiba-PR ate ao fim de 2015.
 
 
Dezembro:
29. Faleceu no hospital em Curitiba o pe. Stanislau GOGULSKI SChr, de 65 anos. Nos longos anos da sua atuação pastoral no Brasil dedicava-se aos cuidados espirituais entre os descendentes poloneses. Que o Senhor DEUS, na sua bondade, recompense este seu servo fiel que trabalhava na Vinha do Senhor. 
 
 
14. Reitor da Missão Católica Polonesa no Brasil participa no encontro natalino de Braspol em Nova Prata-RS. Neste enontro havia mais de 200 pessoas de toda região. Entre elas havia 4 sacerdotes, alguns prefeitos, vereadores.
 
 
04. Foi publicado o informativo da Capelania Polonesa em Porto Alegre. Os Caros Leitores podem ler este novo periódico neste portal. É uma publicação bilingue.  
 
 
Novembro:
14. Informamos aos Caros Leitores, que conhecem um pouco a língua polonesa, que já está a disposição novo número do periódico "Echo Polonii Brazylijskiej". Este é último número, que publicamos neste ano. Para ter acesso a esta revista clique aqui e tenha boa leitura!
 
 
04. Reitor da Missão Católica Polonesa no Brasil faz visita à Curia Metropolitana da Arquidiocese em Porto Alegre onde conversa com vigário geral, chanceler e responsável do departamento jurídico a respeito da situação da Capelania Polonesa na Capital Gaúcha. 
 
 
 
Setembro:
27. Pe. Zdzislaw inicia sua nova missão na comunidade polônica em Porto Alegre.
 
 
24. Reitor da MCP visita Consulado Geral da Repúiblica da Polônia para se despedir do Sr. Marek Makowski - Cônsul Geral, antes de deixar a cidade de Curitiba e assumir novo compromisso pastoral na capital gaucha. 
 
 
13 i 20. Pe. Zdzislaw - reitor da Missão Católica Polonesa no Brasil celebra a Eucaristia na Igreja Polonesa em Porto Alegre-RS.
 
 
 
Agosto: 
31. Este dia é um dia historico para a Capelania Polonesa em Porto Alegre. Na parte da tarde o pe. Zdzislaw - reitor da Missão Católica Polonesa no Brasil com a delegação da comunidade polonesa da Capital Gaúcha foram recebidos na Cúria Arquidiocesana pelo Dom Jaime Spengler, Arcebispo Metropolitano. Durante um colóquio com Pastor da Igreja Particular de Porto Alegre, onde sentimos que reinava entre nos um clima de fraternidade e compreensão. Dom Jaime manifestou uma solicitude pastoral e atendeu o pedido da comunidade católica polonesa! O tempo de 5 anos da Capelania Polonesa sem a presença permanente do sacerdote polones esta chegando ao fim. Dom Jaime - com a data de 18 de agosto de 2015 - já fez a nomeação do novo capelão dos poloneses da Arquidiocese de Porto Alegre! DEUS seja louvado por esta manifestação pastoral e paterna de Dom Jaime para com os católicos poloneses presentes, atuantes e mui ativos na Capital Gaúcha há mais de um século! Que a Padroeira da Capelania Polonesa Nossa Senhora do Monte Claro aceite nossos agradecimentos por esta solução espiritual tão aguardada pela comunidade polono-brasileira em Porto Alegre! Ave, Maria!       
 
 
30.O pe. Zdzislaw - reitor da Missão Católica Polonesa no Brasil celebra uma S. Missa solene na Igreja Polonesa em Porto Alegre em honra da Padroeira da Capelania Polonesa N. Sra. do Monte Claro. A reliquia do São João Paulo II estava também para veneração e oração dos polono-brasileiros.  
 
   
20-22. Em Brasília realiza-se VI Encontro Nacional das Pastorais da Mobilidade Humana.  

          

12.Com grande satisfação informo que já está a disposição dos Amigos brasileiros e polônicos o 36 número do único periódico editado em polonesa em todo o território brasileiro: "Echo Polonii Brazylijskiej". Se alguém conhece um pouco da nossa língua, então convido para ler e saber sobre os acontecimentos em nossa comunidade polono-brasileira. Veja neste endereço: http://www.polska-misja.com.br/arquivos/pdf-pl-2015-08-12%2021-33-02.pdf

 

 

 
Julho:
06. Assembléia Legislativa do Estado do Paraná realiza uma sessão solene para homenagear 35. aniversário da visita do Sumo Pontífice São João Paulo II em Curitiba e no Estado. Esta sessão solene foi a proposição do deputado Nereu Moura. Neste acontecimento civico participaram também representantes da comunidade polonesa. No final da solenidade alguns destes representantes foram homenageados com a Menção Honrosa. Entre os homenageados estava o reitor da Missão Católica POlonesa no Brasil. 
 
 
05. No bosque polonês do Papa São João Paulo II em Curitiba celebramos festivamente 35. aniversário da visita apostólica do Santo Padre São João Paulo II nesta cidade. Atividades culturais e religiosas foram realizadas no bosque neste domingo. Festividade coroamos com a celebração da Santra Missa presidida pelo pe. Zdzislaw Malczewski SChr - reiotr da Missão Católica Polonesa no Brasil. As reliquias do São João Paulo II estavam neste evento religioso. Distribuimos centenas de santinhos do Santo Padre com oração, pedindo sua intercessão, em português. 
 
 
Junho:
24. O papa Francisco nomeu Dom Rafaeil Biernaski, até então o bispo auxilhar da arquidiocese de Curitiba,  ordinário da diocese de Blumenau-SC.
 
 
18-20. Na Universidade Jagiellônica em Cracóvia realizou-se uma conferência internacional "Para amanhã melhor do ensino da língua polonesa no mundo". Nesta conferência estarão vários intelectuais do Brasil. Entre eles: prof. dra. Regina Przybycien da UFPR, prof. dr. Henryk Siewierski da UnB. Participou também o pe. dr. Zdzislaw Malczewski SChr - reitor da Missão Católica Polonesa no Brasil e fez uma apresentação da sua comunicação. 
 
 
12-13. Na Universidade de Cardeal Stefan Wyszynski em Varsóvia, Polonia realizou-se uma conferência intelectual internacional. O tema deste encontro: "Os líderes poloneses e a missão na preservação de identidade nacional da imigração polonesa". Pe. dr. Zdzislaw Malczewski SChr - reitor da Missão Católica Polonesa no Brasil estava presente e fez apresentação do sua exposição. 
 
 
01. Informamos Caros Leitores que já está a disposição novo numero do periodico "Echo Polonii Brazylijskiej". Esta é  uma única revista publicada no Brasil em polonês. Se Você conhece um pouco a língua polonesa poderá ler este nosso periodico clicando aqui! Desejamos uma boa leitura!
 
 
 
Maio:
04. Na parte da tarde deste dia, uma delegacao dos poloneses junto com Pe. Zdzisław - reitor da Missao Catolica Polonesa no Brasil, foi recebida na Curia Metropolitana pelo Pe. Carlos Augustów Haas - vigario geral da Arquidiocese. Durante nosso coloquio tratamos a questao da revitalizacao da Capelania Polonesa e assistencia permanente de um sacerdote junto a Comunidade Catolica dos Poloneses e Polonicos na Capital Gaucha! O vigario geral manifestava para conosco muita amabilidade, atencao e compreensao pastoral! Decidimos marcar o encontro com Arcebispo Metropolitano Dom Jaime Spengler no fim de agosto por ocasiao da outra vindo do reitor da MCP no Brasil para celebrar com a Comunidade Polonesa a festa da Padroeira Nossa Senhora do Monte Claro! A delegacao saiu da Curia muito feliz e animada pois fomos recebidos e tratados com muito carinho e atencao pastoral pelo Pe. Carlos - vigario geral da Arquidiocese! Vamos rezar para que, ainda neste ano, a Capelania Polonesa revitalize a vivencia da fe e fortaleca seu espirito da unidade e participacao na Comunidade Polonesa na Capital Gaucha! Que a Mae de Jesus e Padroeira da Capelania esteja conosco neste tempo de revitalizacao da nossa atuacao ativa na nossa Capelania!
 
 
03. Na igreja polonesa de Nossa Senhora do Monte Claro em Porto Alegre-RS celebramos uma solene Eucaristia para agradecer a Deus pela presença materna de Maria, Mae de Jesus, na historia da Polonia. Ela foi proclamada pelo rei Joao Casimiro em 1 de agosto de 1656 como Rainha da Polonia. Agradecemos também ao Senhor pela Constituição de 3 de Maio de 1791, que desejava melhorar a vida da nação polonesa e garantir a dignidade aos seus cidadaos. Foi a primeira Constituição da Europa. 
Viajei de Curitiba para Porto Alegre para celebrar a Santa Missa com a comunidade polônica, que infelizmente ha 5 anos não tem um sacerdote permanente para lhe assegurar a sistêmica religiosa. A presença dos polonicos guachos me surpreendeu pela boa, numerosa presença e clima de profunda oração! Aproveitando a presença de tantos patrícios, como reitor da Missao Católica Polonesa no Brasil, deixei para eles a esperança a respeito da futura presença do sacerdote polonesa junto com esta comunidade. Apos a celebração o dinâmico e incansável Dr. Vitoldo convidou-me para almoçarmos com a família e amigos no restaurante POLSKA. O almoço, a sobremesa e sobretudo a convivência tao fraterna marcaram meu coração e minha memória. Meu cordial agradecimento a todos os polonicos da capital gaúcha pela presença nestes evento religioso, e pelo esforço que fazem para preservar valores espirituais e culturais trazidos da longínqua Polonia para esta Terra da Santa Cruz!
 
 
Abril:
08. Levo ao conhecimento dos nossos Amigos que já esta no portal da Missão Católica Polonesa no Brasil o novo númerio do periódico "Echo Polonii Brazylijskiej"  editado em polonês. Se Você conhece um pouco esta língua e quer ler esta revista então clique aqui e tenha uma boa leitura! 
 
 
04. Bosque do Papa Joao Paulo II e museu polones ao ar livre no centro de Curitiba. Mais de 30 anos, em Sabado Santo realizamos no bosque do papa a tradicional benção de alimentos para a mesa pascal. Esta benção e cultivada la na Polonia, como também la onde vivem imigrantes poloneses e seus descendentes. Antes da celebração o povo pode comprar os produtos da culinária polonesa para serem abençoados. Havia apresentação dos grupos folclóricos de: Bolivia, Espanha, Portugal e Polonia "Willa". Apresento algumas fotos do grupo Wisla, que com tanta beleza e arte apresenta as danças do folclore polones. Minha gratidao e admiracao para com estes jovens dancarinos que mostravam a beleza de suas etnias. Neste portal coloquei algumas fotos para aproximar para Voces os momentos da benção dos alimentos realizada pelo reitor da Missao Católica Polonesa no Brasil. Cada ano acompanha esta tradição coral Joao Paulo II. Pediria que Voces percebessem a grandeza das cestas com os alimentos. A menor cestinha trouxa a Senhora Consul Dorota Ortynska. Esta cestinha foi ornamentada conforme os costumes preservados na Polonia. A Senhora Consul aparece numa foto vestindo um vestido de cor vermelha.  Nestas ocasiões a gente percebe no bosque do Papa Sao Joao Paulo II algo que chama atenção: ha tantas etnias, cultuas, tradições, cores de pele e todos vivem numa bela harmonia e comunidade! Veja algumas fotos desta linda festa clicando aqui!
 
 
Março: 
20.03. O Cônsul Geral da República da Polônia em Curitiba Sr. Marek Makowski ofereceu um Vinho de Honra aos integrantes da Comitiva das Universidades Polonesas, participantes do Salão do Estudante 2015 na sede da Casa da Cultura Polônia Brasil e Sociedade Tadeusz Kościuszko. Entre os representantes da comunidade polonesa de Curitiba estava também o pe. Zdzislaw - reitor da Missão Católica Polonesa no Brasil. 
 
 
Fevereiro:
25. Papa Francisco nomeou o Revmº. Frei Janusz Marian Danecki, OFMConv como Bispo Auxiliar de Campo Grande – MS. O novo bispo é natural de Sochaczew, Polônia, Frei Marian pertence à Ordem dos Frades Menores Conventuais (OFMConv). Foi ordenado presbítero no dia 19 de junho de 1977, em Sochaczew. Em 14 de abril de abril de 1985, foi enviado à Missão de São Maximiliano Maria Kolbe no Brasil.
 
 
08. Neste domingo, pela primeira vez na nossa Igreja Católica, pela decisão do Santo Padre Francisco, é Dia Mundial de Oração e Reflexão sobre o Tráfico Humano! Rezemos pelas vítimas deste mal do nosso mundo atual...
 
 
05. Na paróquia  São Judas Tadeu em Brasília foi celebrada a  Santa Missa em ação de graças pelos 80 anos de vida do Monsenhor Ceslau Rostkowski. A celebração foi presidida pelo bispo auxiliar de Brasília, Dom Marcony Vinícius Ferreira. Após a solene Eucaristia, S. E. Embaixador da República da Polônia Sr. Andrzej Braiter dirigiu palavras de afeto e gratidão ao aniversariante, enfatizando o significado da presença dos sacerdotes poloneses para as relações polono-brasileiras. A esposa do Sr. Embaixador Sra. Katarzyna fez se presente também nesta solenidade. A segunda parte da comemoração ocorreu no salão paroquial, onde foi servido um jantar. A solenidade do aniversário do Monsenhor Ceslau reuniu vários convidados ilustres, amigos e paroquianos de longa data. 

Copyright © Zdzislaw Malczewski SChr | Wszystkie prawa zastrzezone | Todos os direitos reservados