2019

Dezembro:
28. A Cámara dos deputados da República da Polônia constituiu o ano de 2020 dedicado ao Papa São João Paulo II, por ocasião do centenário do seu nascimento (18 de maio de 1920).
 
 

4. A Nunciatura Apostólica no Brasil comunicou nesta quarta-feira, 4 de dezembro, a decisão do Papa Francisco em acolher a solicitação do cardeal dom Orani João Tempesta, de poder contar com a colaboração de um bispo auxiliar, nomeando bispo titular de “Aulona” e auxiliar de São Sebastião do Rio de Janeiro o padre Zdzislaw Stanislaw Blaszczyk (Tiago), atualmente presbítero na paróquia São Pedro do Mar (RJ). Padre Tiago é natural de Gdów, na Polônia. O presbítero tem 50 anos. Ingressou no seminário maior da arquidiocese de Cracóvia em 1988 e fez mestrado na Pontifícia Academia de Teologia, também na Cracóvia. Recebeu a ordenação sacerdotal no dia 14 de maio de 1994, trabalhou como vigário paroquial nas paróquias São Pedro e São Paulo, em Bolechowice, e da Exaltação da Santa Cruz, na Cracóvia. Em 2000, como padre missionário diocesano “Fidei Donum”, mudou para a arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro. Trabalhou como pároco na paróquia São Judas Tadeu, em Bangu. Atualmente é pároco da paróquia São Pedro do Mar, no Recreio dos Bandeirantes, e integra o Conselho dos Presbíteros.

 
Novembro:
22-23. Braspol Nacional realiza em Florianópolis-SC VII vitrine literária polônica do Brasil. o reitor da Missão Católica Polonesa no Brasil participa neste evente apresentando a exposição "A liungua polonesa no Brasil. História e atualidader". 
 
 
Outubro:
28. O novo número (19) do periodico "Polonicus" editado pela Missão Católica Poloniesa no Brasil já está a disposição em versão eletrónica. Se alguém deseja ler esta revista, por favor, clique aqui!
 
 
27. O pe. Zdszislaw (reitor da Missão Católica Polonesa no Brasil) foi convidado pelo pe. Alceu - pároco local e pela comunidade polônica de Baixa Grande (muniicípio de Riozinho) dostante 140 km de Porto Alegre, para celebrar a S. Missa por ocasião da VII Festa da Imigração Polonesa. De Porto Alegre foi um grupo folclórico Polônia, como também muitos polônicos porto-alegrenses. 
 
 
24. Para o pe. Zdzislaw - reitor da MCP no Brasil, ficou surpreendido, quando foi informado que O Conselho Polônico Mundial de Estudos sobre a Polonidade  lhe concedeu a Cruz polônica. Pela primeira vez, a mencionada organização de pesquisadores sobre a polonidade no mundo, concedeu esta distinção em 2018 em Varsóvia. 
 
 
08. Durante 384 encontro da Conferência Episcopal Polonesa, os bispos nomearam o pe. Zdzislaw Malczewski SChr para continuar a função do reitor da Missão Católica Polonesa no Brasil por 5 anos próximos. 
 
 
04. Na sede da Sociedade Polônia em Porto Alegre realiza-se investidura do Sergio SECHINSKI novo Cônsul Honorário da Republica da Polônia no RS. Foi um evento nobre, fraterno com presença das autoridades, entre elas: Sr. Mauricio Dziedrycki - deputado federal que veio de Brasília, Sr. Ricardo Schlomer Gomes - representante da Prefeitura Municipal de Porto Alegre e responsavel pelos contatos internacional, Sra. Dorota Bogutyn - Cônsul Geral da Polônia, que veio de Curitiba. Havia delegações de vários núcleos polonicos do Estado: Áurea (mais de 400 km distante da Capital), Dom Feliciano (distante 170 km de Porto Alegre. O pároco pe. Tomasz veio acompanhado de algumas pessoas com prefeito municipal), Erechim (Sra. Wanda Groch coim seu marido Sr. Nilton. Sra. Wanda era primeira Cônsul Honorária neste estado mas para as regiões de Alto Uruguai e Missões)).  Nova Prata (Sr. André Hamerski - presidente da Braspol-RS com sua esposa Vanda e alguns jovens. Distância para Porto Alegre da alguns mais de 200 km). No evento participou também o pe. Zdzislaw - reitor da Missão Católica Polonesa no Brasil, que foi convidado para fazer um pronunciamento. Após a cerimônia oficial havia tempo para conoversas amigaveis acompanhadas de bom vinho e doces. Foi um acontecimento importante, nobre e amigavel. Apesar de muita chuva, veio para esta cerimônia muita gente. O salão nobre ficou lotado. 
 
 
 
 
Setembro:
26-27. Em Curitiba a Congregação da Missão celebra jubileu da criação da Provincia Sul. Primeiros sacerdotes poloneses desta congregação chegaram para a capital do Paraná em 1903 para dar assistencia espiritual aos imigrantes poloneses. Pe. Zdzislaw - reitor da Missão Católica Polonesa participa neste importante evento religioso e ao mesmo tempo polônico.
 
 
22. Na noite de sábado para domingo (21-22) foi assasinado na casa paroquial da Paróquia Nossa Senhora da Saúde em Brasília pe. Kazimierz WOJNO, missionario polonêsa que com tanta dedicação e zelo trabalhava na capital federal do Brasil! Descance em paz!
 
 
15. A comunidade polônica em Porto Alegre comemora 85 anos da Igreja Polonesa dedicada à N. Sra. de Monte Claro. Foi celebrada a S. Missa solene presidida pelo bispo Aparecido Donisete. Veio para esta festa de Curitiba o pe. Kazimierz Dlugosz SChr - prowincial da Soiciedade de Cristo. Há 4 anos esta congregação assumiu a Capelania polonesa na Capital Gaucha.
 
 
05. Foi editado no. 18 da revista "Polonicus". Periodico está também em edição eletrônica. Se tiver interesse de conhecer o conteudo da revista então clique aqui
 
 
 
Agosto:
29. Reitor da Missão Católica Polonesa no Brasil deu uma entrevista via telefone para Radio Poznan sobre as comemorações de 150 anos da chegada dos primeiros emigrantes poloneses de Siolkowice, da Silésia Baixa, para Brusque-SC. 
 
 
26. Foi publicada nova edição do informativo da Capelania Polonesa em Porto Alegre "Voz de Monte Claro". Também está a disposição dos interessados a versão eletrônica. Se tiver interesse de fazer a leitura deste periódico basta clicar aqui!
 
 
 
Julho:
3-7. Realiza-se em Curitiba Congresso de Jovens Polônicos da América do Sul. A ONG da Polônia chamada Stowarzyszenie "Wspólnota Polska", tendo apóio do Senado da Republica da Polônia, apresentou esta iniciativa para os jovens de origem polonesa. Para grande surpresa participaram neste Congresso mais de 150 jovens do Brasil, Argentina, Chile e Peru, que ouviram palestras, propostas culturais que o país de origem oferece, mas também apresentavam suas atividades que realizam para preservar tradições, costumes que seus antepassados trouxeram consigo para o Brasil. Este foi um evento muito valioso para os nossos jovens. Este acontecimento foi encerrado com a celebração da S. Missa na igreja polonesa de Santo Estanislau, Bispo e Mártir. A S. Missa foi presidida pelo pe. Zdzislaw - reitor da Missão Católica Polonesa no Brasil, que fez também uma reflexão sobre os valores e contribuição dos imigrantes e descentes poloneses. Concelebrava o pe. José Wojnar SChr., que no ano passado comemorava 60 anos da vida sacerdotal. O coral São João Paulo cantava os cânticos em polonês. 
 
 
 
Abril:
26. No Senado da Repúbllica da Polônia realizou-se VI reunião do Conselho Polônico Consultivo junto ao Presidente do Senado Sr. Stanisław Karczewski. O pe. Zdzislaw - representa neste Conselho a comunidade polônica no Brasil. 
 
 
25. No Senado da República da Polônia foi realizada uma conferência por ocasião de 150 anos da colonização polonesa no Brasil. O pe. Zdzislaw - reitora da Missão Católica Polonesa no Brasil - fará exposição sobre a "Pastoral polonesa no Brasil. História e presente". 
 
 
Fevereiro:
28. Novo Cônsul honorário da Polônia Sr. Sergio Sechinski fez visita à reitoria da PUCRS com objetivo de fazer proposta de parceria na promoção da cultura polonesa. O reitor da Missão Católica Polonesa no Brasil acompanhava o Sr. Cônsul. A conversa com representantes da reitoria da PUCRS mostravam muita boa vontade de fazer a parceria com Cônsulado na promoção da cultura polonesa. Pode ler mais a respeito deste importante encontro na reitoria da PUCRS, clicando aqui: http://www.pucrs.br/internacional/consul-honorario-da-polonia-e-recepcionado-na-reitoria/. 

Copyright © Zdzislaw Malczewski SChr | Wszystkie prawa zastrzezone | Todos os direitos reservados