2020

Iniciamos este ano de 2020 em Nome de nosso Deus!

Outubro:
18. Na Igreja Católica celebra-se Dia Mundial das Missões. Vale a pena informar, que nas missões trabalham 1.883 missionários poloneses em 99 paises nos 5 continentes. O maior número destes missionários atuam na América Latina e Caraibes: 756 pessoas. Os números se apresentam assim: Brasil - 236, Bolivia - 120, Argentina - 116, Peru - 57 e Paraguai - 39. Neste continente encontramos 165 sacerdotes diocesanos, 395 sacerdotes religiosos, 177 irmãs religiosas e 19 missionários leigos. 
 
 
Setembro:
30. JUBILEU de 20 anos da redação e edição da revista polônica brasileira "Polonicus"! Com satisfação apresentamos aos nossos leitores mais uma edição do periódico Polonicus, a vigésima na sequência. Se adicionarmos a isso os 20 números precedentes de Projeções, teremos um total de 40 números publicados no decorrer dos vinte anos passados. Expressamos a nossa sincera gratidão àqueles que conosco colaboram na redação da revista. Se não fosse a ajuda concreta da Chancelaria do Presidente do Conselho de Ministros da Polônia que recebemos por intermédio da Associação Wspólnota Polska, esta publicação com certeza não veria a luz do dia e não chegaria às suas mãos, caro leitor. Daí também o nosso agradecimento ao governo polonês pelo seu apoio ao jornalismo polônico no mundo. Periodico "Polonicus" é com certeza um periódico que se distingue dos demais títulos que encontramos na lista das diversas publicações polônicas no mundo. Se Você quiser ler última edição desta revista, clique aqui, por favor e tenha boa leitura!
 
04. Mais uma reunião on-line dos representantes poloneses de diversos paises membros do nova Associação patrótica "Republika Polônia". Reitor da Missão Católica Polonesa no Brasil faz parte deste grupo e tomou parte deste encontro que durou mais de 2 horas. 
 
 
 
Agosto:
07. Realiza-se - via internet - uma reunião de representantes da comunidade polonesa de varios paises. Durante 2 horas discutiu-se sobre a fundação da nova organização mundial dos poloneses: Associação "Republika Polonia". O reitor da Missão Católica Poloniesa no Brasil participou neste encontro.
 
 
Julho:
17. Faleceu Card. Zenon Grocholewski, que trabalhava ao lado do papa João Paulo II, Bento XVI e Francisco no Vaticano. Durante 16 anos era prefeito da Congregação da educação católica. 
 
 
Maio:
14. No hospital em Salvador (Bahia) faleceu Dom Czeslaw Stanula CSsR, bispo emérito da Itabuna-BA. Nascido na Polônia e passou 54 anos como misionário na Argentina e no Brasil! O corpo do falecido Dom Ceslau foi enterrado dia 15 de maio no cemitério Jardim de Saudade em Salvador (Bahia) RiP!
 
 
Março:
25. Recemebmos uma correspondência da Embaixada da República da Polônia dirigida aos missionários poloneses que realizam a missão religiosa no Brasil:
 
Reverendos Bispos e Padres,
A Embaixada da República da Polônia cumprimenta atenciosamente os Senhores e vem, por este meio, colocar-nos à disposição para qualquer tipo de auxílio que julgarem necessário neste momento de pandemia que assola a humanidade. 
Sintam-se acolhidos por esta Missão Diplomática, e tenham liberdade para nos contatar em qualquer eventualidade ou emergência através do telefone 61-98143.1200 ou através do e-mail brasilia.consular@msz.gov.pl
Pedimos gentilmente que estas informações sejam partilhadas aos outros contatos de padres poloneses que os Senhores conhecem.
A Embaixada da República da Polônia renova os melhores votos de estima e consideração, desejando boa saúde aos Senhores.

 

 

Janeiro:

17. Os solenes festejos de 30 anos da instituição da Braspol se iniciaram à noite, com uma Missa concelebrada na centenária igreja de S. Miguel em Tomas Coelho, construída pelos colonos poloneses. A Missa foi presidida pelo Pe. Zdzislaw − reitor da Missão Católica Polonesa no Brasil, que também pronunciou na ocasião um apropriado sermão. Foram concelebrantes: o Pe. Casimiro Długosz SChr − provincial da Sociedade de Cristo na América do Sul, o Pe. Odair Miguel Gonsalves dos Santos CM − provincial dos Padres Vicentinos e o Pe. Lourenço Biernaski CM. Digno de enfatizar é o fato de que os Padres Vicentinos (Congregação da Missão) exercem o ministério pastoral entre os fiéis da comunidade local, bem como na cidade de Araucária, que é sede das autoridades municipais. Durante a celebração, todos os cânticos em língua polonesa foram executados pelo coral “Dzień Polski” (Dia Polonês). Uma das leituras foi lida em língua polonesa, bem como a Oração dos Fiéis. Vale a pena assinalar que, apesar da sucessão de tantas gerações dos colonos poloneses, a língua trazida da longínqua Polônia ainda é utilizada por muitos moradores da colônia Tomás Coelho. 

Após o término da solene Missa de ação de graças pela existência e atividade da Braspol, todos nos dirigimos ao salão próximo, onde se realizou o jantar. Na entrada do salão, jovens em trajes regionais cracovianos saudavam com pão e sal os que entravam. Trata-se de um dos costumes que se preservou por todo o período da colonização polonesa em muitas colônias polonesas situadas em diversos estados da Federação Brasileira. Deseja ler toda a reportagem? Clique, por favor, aqui!

 

 

Copyright © Zdzislaw Malczewski SChr | Wszystkie prawa zastrzezone | Todos os direitos reservados